No horário destinado aos deputados na sessão plenária desta terça-feira (15), os oradores inscritos foram os deputados Vivaldo Costa (PSD), Dr. Bernardo (Avante) e Coronel Azevedo (PSC). Mais uma vez o deputado Vivaldo Costa alertou para a prevenção contra a Covid-19 e a importância da chegada da vacina. Dr. Bernardo chamou atenção para o repasse do governo aos municípios dos recursos do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi) e o Coronel Azevedo destacou o pagamento do 13º salário dos servidores, lamentando por não ser concluído dentro do ano em curso.
“Já temos mais de 100 mil pessoas infectadas em nosso Estado e isso corresponde à soma da população de São Gonçalo, que é a terceira cidade mais populosa do RN, com a pequena São Fernando, no Seridó. E quase três mil mortos, que é a população de São Fernando”, ilustrou Vivaldo, médico por formação, que tem dedicado pronunciamentos à prevenção da Covid-19. O parlamentar defendeu a importância das vacinas, independentemente de sua origem. “Ao mesmo tempo em que a humanidade sofre na quarentena com a perda dos parentes e amigos, a gente tem esperança de que com a vacina nós venceremos esse inimigo tão potente. É importante que sejamos imunizados o mais rápido possível, venha a vacina de onde vier”, reforçou Vivaldo.
O parlamentar destacou que a vacina da Pfizer é segura e outros países já estão adquirindo. “Ela é comprovadamente protetora, mas também temos outras vacinas, por exemplo a da Rússia, que foi desenvolvida e que dá 95% a 97% de proteção. E temos a vacina chinesa, que de acordo com os infectologistas é tão boa e protetora quanto a da Pfizer e já está sendo fabricada pelo Instituto Butantã”, afirmou. O repasse de recursos do Proedi por parte do Governo Estadual aos municípios foi o tema destacado por Dr. Bernardo. O parlamentar afirmou que irá pessoalmente tratar do assunto com o secretário de Planejamento e Finanças (Seplan) do RN, Aldemir Freire.