A taxa de desemprego no Brasil subiu para 8,8% no primeiro trimestre do ano, informou nesta sexta-feira (28) o IBGE. Apesar do aumento, é o menor resultado para o período desde 2015. Número de brasileiros desempregados cresceu 10% e chegou a 9,4 milhões na comparação com o trimestre anterior. Isso representa 860 mil pessoas a mais procurando por trabalho. O resultado ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 8,5% e 9,1%, com mediana de 8,9%.
No 4º trimestre do ano passado, a taxa de desemprego foi de 7,9%. No trimestre encerrado em fevereiro, tinha ficado em 8,6%. No primeiro trimestre, o número de brasileiros ocupados caiu 1,6% (menos 1,5 milhão de pessoas). São 97,8 milhões de brasileiros com trabalho, diz o IBGE. O nível de ocupação, que considera pessoas em idade para trabalhar, está em 56,1%. É uma queda de 1 ponto percentual frente ao trimestre anterior (57,2%), mas 1 ponto percentual maior do que igual trimestre de 2022 (55,2%).
A população fora da força de trabalho foi estimada em 67 milhões de pessoas. O grupo considera pessoas que buscaram trabalho, mas não estavam disponíveis, e pessoas que não buscaram trabalho, mas estavam disponíveis.
Fonte: UOL