Dia do Conselheiro Tutelar é marcado por homenagens na Câmara Municipal de Natal

A Câmara Municipal de Natal homenageou 34 conselheiros tutelares do município e de cidades da Grande Natal com o diploma de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. A solenidade foi uma proposição da vereadora Camila Araújo (PSD), presidente da Frente Parlamentar dos Conselhos Tutelares, em comemoração ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, festejado neste 18 de novembro.

Camila, que foi conselheira tutelar por três mandatos, além de presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), destacou a importância de reconhecer o trabalho desses agentes escolhidos pelas comunidades para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. “Precisamos reconhecer mais e homenagear esses guerreiros que estão defendendo o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Eles só devem agir quando esses direitos são ameaçados ou violados. Contudo, precisam contar com uma rede integrada de políticas públicas de defesa desses direitos. São os conselheiros que estão na ponta para orientar as famílias. Por isso, essa justa homenagem”, disse a parlamentar.

É papel do conselheiro tutelar atender crianças e adolescentes em situações de violações dos seus direitos, investigando denúncias de abusos e determinando medidas para coibi-las, além de assessorar o poder público na elaboração e implementação de medidas que visem ao fortalecimento da proteção à infância e à adolescência.

O presidente do Comdica de João Câmara, Rideilson Araújo, destacou que as homenagens reforçam a responsabilidade dos conselheiros. “É um dia de reconhecimento que aumenta nossa responsabilidade enquanto conselheiros de direito. A luta não é fácil, mas que possamos nos fortalecer cada dia mais para combater, principalmente, o abuso de autoridades com nosso trabalho”, frisou o presidente do Comdica.

Para os homenageados, a cerimônia na Câmara de Natal estimula o trabalho que eles desenvolvem frente aos problemas que afetam as crianças. “Recebemos com grande alegria por sermos uma classe importante, mas não valorizada. Isso estimula nosso trabalho, que é difícil, mas gratificante”, enfatizou a conselheira Maria Aline Trajano, de São Gonçalo do Amarante.

Os vereadores Aroldo Alves (PSDB) e Robson Carvalho (PDT) também participaram da solenidade.