O diretor geral do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), professor Ivonildo Rêgo, foi homenageado com a Medalha do Mérito Potiguar do Desenvolvimento Econômico. O reconhecimento conferido pelo governo do Rio Grande do Norte aconteceu no dia 8, durante cerimônia promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), no auditório da Casa da Indústria, ocasião em que outras personalidades receberam a homenagem.
Na abertura do evento, o secretário titular da Sedec, Jaime Calado, fez um balanço da atuação da secretaria ao longo dos últimos quatro anos e ressaltou a importância da educação e da produção de conhecimento como fator competitivo do estado, citando em especial a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. “A UFRN já foi considerada primeiro lugar em gestão entre as universidades públicas do país e o IMD, que terá seu diretor homenageado aqui hoje, é um case de sucesso nacional”, afirmou ele.
A mesa da solenidade de premiação foi formada, além do secretário Jaime Calado, também pela governadora Fátima Bezerra, pela senadora Zenaide Maia e pelo presidente eleito da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), o empresário Roberto Serquiz.
Após receber a medalha das mãos da governadora Fátima Bezerra, o diretor do IMD ressaltou a importância do avanço científico-tecnológico e da inovação, “para que seja possível uma sociedade mais desenvolvida e mais justa”. Ele dedicou o prêmio à sua cidade natal, Pau dos Ferros, à UFRN e aos parceiros e colaboradores do Instituto Metrópole Digital.
“Tenho dedicado os últimos dez anos da minha vida ao IMD, que se tornou, sem dúvida nenhuma, um ator importante para fomentar a cultura da inovação e do empreendedorismo no estado. Além dos nossos três mil alunos, contamos com o Parque Tecnológico, que agrega 90 empresas, responsáveis por gerar 2.200 empregos. E estamos caminhando para, nos próximos cinco anos, gerarmos mais de cinco mil empregos altamente qualificados”, destacou Ivonildo Rêgo.
Ivonildo ainda agradeceu à governadora Fátima Bezerra pela homenagem e disse que o Instituto irá “continuar com seu esforço de aumentar a cooperação entre governo, setor produtivo e academia”.
Fátima Bezerra elogiou o diretor do IMD em seu discurso de encerramento. “Professor Ivonildo, me honra muito estar aqui hoje, na condição de governadora, conferindo essa homenagem, em nome do povo do Rio Grande do Norte, pela importante contribuição que o senhor deu e continua dando ao estado”, afirmou.