O uso da inteligência artificial (IA) está diretamente relacionado à inovação e tecnologia, eixos que sustentam o nome do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e contribuem com a implementação de tecnologias que têm como objetivo transformar a realidade do sistema público de saúde no Brasil. Para integrar as discussões sobre os desafios e oportunidades dessa área dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), o LAIS/UFRN participará do 11º Seminário de Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde (SGTIS), que será realizado de 7 a 8 de novembro, em Salvador/BA.
Um dos debatedores convidados, o diretor executivo do LAIS/UFRN, Ricardo Valentim, representará toda a equipe de pesquisadores que se dedica na construção de ferramentas tecnológicas responsáveis pela melhoria no acesso aos serviços públicos de saúde, em estados como Rio Grande do Norte e Espírito Santo, e em diversas cidades brasileiras, a partir da implementação de plataformas usadas na regulação de leitos hospitalares, gerenciamento de imunizantes e acompanhamento de casos de sífilis, por exemplo.
O seminário é promovido pelo Programa de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (Pecs) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimento para a Saúde (Cidacs/Fiocruz), e reunirá pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais da saúde, de várias regiões do país, para pensar em inovações tecnológicas voltadas ao aprimoramento do SUS.
Sobre o evento
O 11º Seminário de Gestão de Tecnologias e Inovação em Saúde conta com formato híbrido e a oferta de 300 vagas presenciais (já preenchidas) e 200 vagas online, com direito a certificado. Para mais informações sobre as inscrições e a programação completa, acesse o site do evento por meio do link: https://pecsufba.org/gtis/.