O discurso de ódio em plataformas online aumentou 20% no Reino Unido e nos Estados Unidos desde o início da pandemia, segundo um novo levantamento que analisou 263 milhões de conversas nos dois países entre 2019 e meados de 2021. O estudo, encomendado pela instituição britânica Ditch the Label, voltada para o combate ao bullying, identificou 50,1 milhões de discussões sobre racismo ou que continham discurso racista.
Liam Hackett, diretor-executivo da organização, declarou ao programa Newsbeat da BBC Radio 1 que o fato de as pessoas passarem mais tempo dentro de casa teve influência sobre o aumento de discurso de ódio online.
“Nós já sabemos pelas pesquisas que quem pratica bullying e se comporta como ‘troll’ tem chance de possuir baixa saúde mental, lidar com traumas e viver em uma atmosfera de abuso. Talvez eles mesmos sejam alvo de bullying”, afirma.
Ele declarou que o tédio e a sensação de que as pessoas “não tinham o controle de suas vidas” levou a uma tempestade perfeita para o abuso online, além de “muito tempo à disposição”.
Fonte: BBC Brasil