O ex-presidente americano Donald Trump afirmou nesta segunda-feira (15/08) que teve seus passaportes “roubados” na operação do FBI em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida, na semana passada. O republicano classificou a ação como um “ataque a um oponente político” e disse que trata-se de uma coisa de “terceiro mundo”.
“Uau. Na batida do FBI em Mar-a-Lago eles roubaram meus três passaportes (um vencido), junto com todo o resto. Trata-se de um ataque a um adversário político em um nível nunca antes visto em nosso país. Terceiro Mundo”, escreveu o ex-presidente na Truth Social, rede social fundada por ele após ser banido de Twitter e Facebook.
Ao falar em mais de um passaporte, Trump possivelmente se refere a um passaporte azul regular, emitido aos cidadãos dos EUA, e um passaporte diplomático vermelho, para viagens oficiais do governo. Sem os documentos, o ex-presidente não pode sair dos EUA. Ainda não está claro se os passaportes realmente foram apreendidos e se isso foi feito por risco de fuga do ex-presidente.
Fonte: DW Brasil