Dados divulgados nesta quinta-feira (01/09) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no segundo trimestre de 2022, na comparação com os três meses anteriores. Em relação ao mesmo trimestre de 2021, o crescimento do PIB foi de 2,3%. Este é o quarto trimestre consecutivo de alta na atividade econômica brasileira, fortemente impulsionada pelo setor de prestação de serviços.
A revisão pelo IBGE dos índices de crescimento dos últimos trimestres resultou num aumento de 1% para 1,1% nos primeiros três meses do ano. O crescimento registrado em todo o primeiro semestre de 2022 foi de 2,5%. O PIB atingiu o segundo patamar mais alto da série, ficando 0,3% atrás do recorde alcançado no primeiro trimestre de 2014. Em valores correntes, o PIB chegou a 2,4 trilhões de reais, contra os 2,249 trilhões de reais registrados no primeiro trimestre.
Com esses números, a atividade econômica brasileira ficou 3% acima do quarto trimestre de 2019, o último antes da pandemia de covid-19. A alta no segundo trimestre refletiu também o alívio das restrições impostas para conter o coronavírus, com o retorno dos negócios presenciais e a maior circulação de pessoas.
Fonte: DW Brasil