A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi/IFRN) publicou o Edital nº 17/2022, que anuncia o processo de submissão e seleção de livros a serem publicados pela Editora IFRN. O Edital vai selecionar, ao todo, onze obras originais e inéditas para publicação, de autoria individual ou coletiva. As submissões serão avaliadas pelo Conselho Editorial da Editora do Instituto.
Os interessados em publicar seus livros gratuitamente, em formado digital, pela Editora IFRN podem submeter os originais da obra até 31 de julho de 2022, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). Poderão ser submetidas obras em todas as linhas editorais: acadêmica, técnico-científica, de apoio didático-pedagógico, artístico-literária e cultural potiguar.
Submissão de obras
Conforme o Edital, apenas autor(es) e organizador(es) da obra estão aptos a submetê-la via Sistema Unificado de Administração Pública. O documento explica que os participantes externos ao Instituto devem ser previamente inscritos no Suap, pela Editora IFRN, no período de 17 de maio a 17 de junho de 2022, para que estejam aptos a submeterem as obras. Além disso, os interessados exteriores à instituição devem preencher o formulário de submissão.
Entre os requisitos para submissão de obras, além de escrita original, inédita e em língua portuguesa, o Edital informa que os textos devem estar estruturados no formato de livro, conforme critérios estabelecidos no item 3.31 da NBR 6029 Informação e documentação – livros e folhetos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, não serão aceitas obras que contenham capítulos ou partes já publicadas em revistas, periódicos e coletâneas ou que contiverem plágios ou autoplágios (trechos transcritos na íntegra de própria autoria ou de outros autores sem a devida referência), podendo ser excluídas do fluxo editorial a qualquer momento da produção.