Em encontro com mulheres tucanas na noite desta quarta-feira (10), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, conquistou apoios importantes para sua candidatura à Presidência da República em discussão nas prévias partidárias do PSDB. Líderes mulheres da sigla compartilharam relatos e histórias de suas lutas pela igualdade. Durante o evento, realizado de forma híbrida, Eduardo assinou carta-compromisso reforçando seu engajamento na criação de políticas públicas para mulheres.
“Precisamos garantir a ocupação e o fortalecimento das mulheres na política e nos espaços de decisão”, afirmou Leite, que também reforçou a importância de políticas públicas que possibilitem educação dos filhos para que as mães assumam seus papéis no mercado de trabalho, a necessidade de promover a capacitação feminina e a importância de assegurar a saúde da mulher.
A prefeita de Caruaru, presidente do PSDB-PE e provável candidata ao governo de Pernambuco, Raquel Lyra, aproveitou a oportunidade para declarar apoio a Leite. “A eleição presidencial do ano que vem apresenta uma liderança jovem como você, mas com uma experiência incrível, com capacidade de diálogo. A sua trajetória não é em busca de títulos, mas de entregas para a população. Eu declaro o meu apoio a você! Você contará com meu voto nas prévias, Eduardo!”, afirmou.

Representando o Tucanafro Nacional, a presidente Gabriela Cruz, também abriu apoio do segmento ao governador gaúcho. “Mesmo na pandemia, Eduardo fez reformas estruturais e conjunturais importantes para que a retomada econômica pudesse alcançar aqueles que mais precisam. E é povo negro que mais precisa. Eu tenho certeza que o senhor vai nos representar muito bem este seu respeito aos povos e às etnias”, afirmou ao declarar a adesão do Tucanafro brasileiro.
A deputada federal Tereza Nelma, reafirmou o apoio já declarado a Leite. Em sua fala, disse: “Eu estou com Eduardo porque acredito que ele é a terceira via e o caminho para a redemocratização. Ele está construindo as condições para ser a liderança que precisamos. Meu acordo é com Eduardo, porque acredito que é possível voltarmos a sonhar no nosso país.”
Em resposta à vereadora de Goiânia Aava Santiago, Leite afirmou que quer ter uma mulher como vice em sua candidatura e que vai trabalhar para viabilizar o trabalho feminino ao seu lado.
Integrantes da gestão gaúcha como a chefe da Polícia Civil Nadine Anflor, a presidente do BRDE, Leany Lemos, a secretária-adjunta da Secretaria da Cultura, Gabriella Meindrad, reforçaram o espaço oferecido por Leite a mulheres em papéis decisivos no governo do Rio Grande do Sul. As prefeitas de Pelotas e de Novo Hamburgo, Paula Mascarenhas e Fátima Daudt, deram depoimentos sobre a valorização de Eduardo ao trabalho feminino e às políticas públicas para mulheres.