Nesta terça-feira, 5, os eleitores dos Estados Unidos vão decidir o próximo presidente do país. A corrida está muito apertada, com várias pesquisas e previsões mostrando um empate técnico. Por isso, todo voto conta – até o dos quatro astronautas americanos a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Don Pettit, Nick Hague, Butch Wilmore e Suni Williams fazem parte da tripulação da missão SpaceX Crew-9, o nono voo tripulado do Programa de Tripulações Comerciais administrado pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. A distância, porém, não os impediu de votar.
Wilmore e Williams imaginavam que estariam de volta à Terra a tempo das eleições, mas não foi o que aconteceu. Eles foram para a ISS a bordo da espaçonave Boeing Starliner. O que era para ser uma missão de oito dias em junho se estendeu até agora, já que o veículo apresentou defeitos nos propulsores que impediram o retorno na data planejada.
Em uma conversa com repórteres, no mês de setembro, que o portal Space reportou, Wilmore disse que “a Nasa facilita muito para nós [sermos incluídos nas eleições], então estamos empolgados com essa oportunidade”.
Fonte: Revista Superinteressante