Elon Musk diz que substituição de humanos por IA no mercado de trabalho não será ruim

O empresário Elon Musk voltou a falar sobre a popularização da inteligência artificial (IA) e possíveis impactos dessa tecnologia para o trabalho humano. O bilionário participou de um painel sobre o assunto durante a VivaTech 2024, conferência da área realizada em Paris.

Indo no sentido oposto de previsões mais pessimistas, Musk disse que a substituição de humanos por IAs no mercado de trabalho vai mesmo acontecer e não há muito o que fazer sobre isso. Porém, para ele, o processo não será necessariamente ruim — e que “provavelmente nenhum de nós terá um emprego” após determinado ponto.

“Se você quiser ter um trabalho que será tipo um hobby, você pode ter um trabalho. Mas, fora isso, a IA e os robôs vão garantir quaisquer bens e serviços que você quiser”, prevê o empresário.

Renda universal e crises existenciais
Ainda na conferência, Musk disse que um mundo sem empregos só poderia funcionar com base em uma “alta renda universal”. O bilionário não elaborou sobre a ideia, mas ela provavelmente envolve um pagamento do governo para a aquisição de bens e serviços.

Fonte: TecMundo