Em entrevista ao Jornal Nacional, Bolsonaro mente sobre pandemia, eleições e STF

Jair Bolsonaro usou na noite desta segunda-feira (22/08) a sua sabatina ao Jornal Nacional para voltar a espalhar paranoia infundada sobre a confiabilidade do sistema eleitoral e sinalizou que pode não respeitar o resultado das urnas. Ao longo da entrevista, o presidente de extrema direita também mentiu em temas como vacinas, pandemia, seus embates com o Supremo Tribunal Federal (STF), além de minimizar escândalos de corrupção em seu governo e exagerar as ações do seu governo.

No momento, Bolsonaro está em desvantagem nas pesquisas eleitorais e vê sua reeleição fortemente ameaçada. Inicialmente,o presidente havia se recusado a participar da entrevista, mas reconsiderou pouco depois, num sinal de que sua campanha esperava aproveitar a alta audiência do telejornal.

De acordo com o último Datafolha, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o principal adversário de Bolsonaro na disputa, segue liderando a disputa eleitoral para a Presidência nas eleições de outubro, com 47% das intenções de voto totais, enquanto o atual ocupante do Planalto continua em segundo lugar, com 32%. Vários panelaços foram registrados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Porto Alegre durante a sabatina.