Em reunião com Lula, Lewandowski lembra a Cláudio Castro que polícia do RJ levou 5 anos e não descobriu mandantes do caso Marielle

Em um momento tenso na reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores nesta quinta-feira (31), o ministro Ricardo Lewandowski (Justiça) lembrou ao governador Claudio Castro (PL-RJ) que a polícia do Rio de Janeiro levou 5 anos e não elucidou os mandantes do caso Marielle Franco. E que bastou a Polícia Federal entrar no caso para os mandantes serem descobertos e presos. A fala de Lewandowski ocorreu em um momento em o que o ministro defendia um maior empoderamento da PF para atuação no país todo, inclusive no combate a milícias.

“É preciso dizer que a Polícia Federal pode, sim, segundo se dispuser em lei, enfrentar as milícias privadas. Isso ocorreu no caso Marielle. Por cinco anos, me desculpe governador Claudio Castro, a polícia do Rio de Janeiro demorou cinco anos para elucidar o crime e não elucidou. A valorosa, combativa Polícia Federal, entrou com sete homens, desvendou esse lamentável crime”, disse o ministro. Lewandowski ressaltou que não estava fazendo uma crítica à polícia fluminense.

“Mas não é crítica. Nós estamos colaborando muito proximamente, governador. Estamos em pleno diálogo, em plena conversação”, completou. A vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes foram executados em 14 de março de 2018.

Fonte: G1