O embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng, afirmou nesta sexta-feira (7) que o país europeu pode ajudar o Brasil na área ambiental, caso haja “vontade política”, e que está pronto para “recomeçar” a parceria. A Noruega é o principal financiador do Fundo Amazônia, que está parado desde 2019. Gunneng deu a declaração durante debate virtual promovido pelo Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE), com a participação do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal.
O embaixador foi questionado se o Brasil poderia adotar regras para dificultar investimentos de fundos em empresas poluidoras. Gunneng declarou que a decisão cabe ao Brasil e que a Noruega pode ajudar na preservação “se tem vontade política”.
“O que nós podemos fazer é tentar ajudar se tem vontade política. É isso que nós podemos fazer. É isso que tentamos fazer por meio do Fundo Amazônia. Importante para nós dizer que nós estamos prontos para recomeçar, nós estamos prontos para trabalhar junto com o Brasil. Nós achamos o Brasil um amigo grande e nós queremos trabalhar junto com vocês “, disse o embaixador.
Fonte: G1