Enem 2023: Participantes do Enem reclamam de locais de prova muito distantes e falam até em desistir do exame

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um desafio para todo estudante. Mas, para alguns, isso ganhou um sentido ainda maior. Parte dos alunos tem relatado que precisarão fazer a prova em locais muito distantes de suas casas – em alguns casos, a mais de 200km.

Desde que os locais de prova do Enem foram divulgados nesta semana, candidatos de todo o país lotaram as redes sociais com reclamações. A regra do exame é que a distância entre a casa do aluno e o endereço de onde ele vai fazer o exame não passe de 30 quilômetros. Mas essa determinação não foi considerada para muitos candidatos.

Quase quatro milhões de alunos estão inscritos na prova, que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro. A menos de dez dias do primeiro dia de provas, os estudantes ainda não sabem se o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai trocar os locais de prova.

A advogada Ana Lara não fazia ideia que o sonho de ver a filha, Beatriz, entrar em uma universidade estava tão distante. A aluna do ensino médio mora na Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e vai precisar viajar para Santo Antônio de Pádua, no interior do estado, para fazer a prova. Ela conta que ao questionar o Inep sobre o endereço da prova, recebeu como resposta que foi a escolha feita pelo participante na inscrição.

Fonte: G1