Em um possível avanço para o futuro da geração energética, cientistas transmitiram pela primeira vez a energia de painéis solares no espaço de volta à Terra. O feito ocorreu utilizando uma sonda solar experimental, lançada em janeiro de 2023. Uma espaçonave Momentus Vigoride foi enviada a bordo de um foguete da SpaceX na missão Transporter-6, que levou a sonda Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1) de 50 quilos para o espaço.
Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos Estados Unidos, divulgaram o sucesso da operação de energia solar espacial no último dia 1 de junho. A transferência sem fio foi demonstrada pelo experimento MAPLE (abreviação de Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment).
O MAPLE é uma das três principais tecnologias sendo testadas pela sonda SSPD-1, que é o primeiro protótipo espacial do Projeto de Energia Solar Espacial da Caltech (SSPP). O experimento apresenta uma matriz de transmissores de energia de micro-ondas, acionados por chips personalizados que foram construídos usando materiais de silício de baixo custo.
Fonte: Revista Galileu