O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, nos dias 24 e 25 de agosto, em atividade conjunta com o Programa de Pós-Graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais (PPgUSRN) e o Observatório da Energia, o seminário “Transição Energética Justa: Desafios e Oportunidades para o Rio Grande do Norte”. A atividade acontecerá no auditório da Reitoria do Instituto e será aberta aos públicos interno e externo.
Objetivando o compartilhamento de informações e a contribuição para melhorias da gestão de energia no Rio Grande do Norte, o seminário apresentará o Observatório da Energia. Além disso, o evento também atuará na formatação de políticas públicas vinculadas ao setor e na tomada de decisões sobre seus impactos socioeconômicos e ambientais.
O seminário também marcará o encerramento do exitoso Programa Doutorado Interinstitucional (Dinter), firmado entre o Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE/COPPE-UFRJ) e o IFRN. O doutorado produziu treze teses que tiveram o estado do Rio Grande do Norte como espaço de investigação.
O evento proporcionará discussões específicas sobre diversos temas, como “Sistemas solares fotovoltaicos integrados à rede em instituições multi-sedes: uma abordagem técnica a partir do estudo do Projeto IFRN-Solar”. A programação completa dos dois dias de atividades pode ser conferida no Portal do IFRN.