Ensaio clínico nos EUA testa novo tratamento contra HIV baseado em CRISPR

Uma nova terapia baseada na edição de genes conhecida como CRISPR pode apresentar um marco importante na busca pela cura do HIV. O tratamento, que recebeu o nome de EBT-101, é produto de uma extensa pesquisa colaborativa entre a Escola de Medicina da Universidade de Temple e a empresa de terapia gênica Excision BioTherapeutics, ambos dos Estados Unidos.

O primeiro indivíduo a receber terapia de infusão intravenosa de dose única com EBT-101 está sob observação e, em breve, será avaliado para interromper a terapia antirretroviral. A ideia é de que, se o novo tratamento funcionar como esperado, não será mais necessário o tratamento antirretroviral, que atualmente é o padrão para a infecção pelo HIV.

“Quase 40 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem os efeitos do HIV e, mais de 40 anos após a descoberta do HIV/aids, ainda não há tratamentos curativos”, disse Kamel Khalili, da Universidade de Temple, em comunicado. “O EBT-101 pode potencialmente suprir às necessidades não atendidas de longa data desses indivíduos removendo o DNA viral de suas células, erradicando, assim, a infecção.”

Fonte: Revista Galileu