O Seridó potiguar é carregado de significações culturais e religiosas que fazem emergir uma rica demonstração de gestos e sensibilidades, reforçando o patrimônio socioeconômico local. Essas e outras características dessa região serão apresentadas e discutidas durante o 2º Fórum de Turismo Religioso do Seridó que acontece entre os dias 26 e 28, em formato híbrido, tendo na programação apresentações de trabalhos remotos, palestras presenciais e atividades culturais nas cidades de Caicó e Currais Novos. Os interessados podem se inscrever diretamente no site do evento.
Realizado com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio curso de Turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), o Fórum é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (ADESE), tendo como outros parceiros a Diocese de Caicó e o Sebrae RN. O evento é apresentado como uma oportunidade de dialogar sobre cultura, sociedade e religião na perspectiva do multiculturalismo e do hibridismo religioso no território brasileiro, bem como discutir sobre planejamento e gestão do turismo religioso, educação, hospitalidade e economia criativa.
De acordo com Gabriela Bon, organizadora do evento, além de trabalhar questões culturais, o Fórum também procura refletir sobre os diferenciais do turismo religioso e cultural do Seridó como alternativa para o desenvolvimento territorial integrado e sustentável, suscitando reflexões a respeito da economia criativa e preservação da cultura local. Tais questões serão discutidas com base nos trabalhos enviados até esta sexta-feira, 15, pelo seguinte link.
“O tema e a programação do evento oportunizam discussões entre pessoas que atuam em diferentes áreas tais como lideranças religiosas e comunitárias, professores, pesquisadores, alunos e demais interessados no turismo religioso do Seridó, o que proporciona a sensibilização sobre a relevância do fórum”, diz Gabriela Bon. Com reflexos na valorização regional, o tema do fórum é Turismo Religioso: diálogos e conexões com a fé, o qual visa despertar ainda trabalhos pastorais e fomentar negócios inovadores nas diferentes realidades sociais da região.
Veja a programação e temas dos grupos de trabalho no site do Fórum.