Erro faz Nasa perder contato com a sonda Voyager 2

A Nasaperdeu contato com a sonda Voyager 2, que se encontra a mais de 19 bilhões de quilômetros de distância da Terra. A perda de contato ocorreu depois que controladores enviaram uma ordem incorreta para o equipamento, revelou a agência espacial dos EUA, que ainda tem esperança de restabelecer a comunicação. Em 21 de julho, a espaçonave, lançada em 1977, inclinou incorretamente sua antena em 2% por causa do erro. Foi o suficiente para a agência perder comunicação com a sonda espacial, que por enquanto permanece incapaz de receber novos comandos ou enviar dados.

Nesta terça-feira (01/08), a gerente de projeto da Voyager, Suzanne Dodd, disse que a equipe contou com a ajuda da Rede de Espaço Profundo da Nasa (DNS), que fez um último esforço para restabelecer o contato. Segundo Dood, o esforço “foi bem-sucedido”, e os técnicos foram capazes de ouvir um “batimento cardíaco” da espaçonave. “Portanto, sabemos que a espaçonave está viva e operando. Isso nos animou.”

De acordo do Dodd, a equipe está agora “gerando um novo comando para tentar apontar a antena da espaçonave para a Terra”, embora os técnicos estimem que existe apenas uma “baixa probabilidade” disso funcionar. Por causa da distância em que se encontra a sonda, são necessárias 18 horas para um sinal alcançar a espaçonave.

Fonte: DW Brasil