Escola Agrícola de Jundiaí recebe 2º Circuito Tecnológico da Mandioca

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) está realizando, desde a segunda-feira, 22, o 2º Circuito Tecnológico da Mandioca do Rio Grande do Norte (RN). Com o tema Avanços e perspectivas na cadeia produtiva e agroindustrial do RN, o evento tem como objetivo levar conhecimentos sobre a cultura de cultivo mandioca para produtores, estudantes de Engenharia Agronômica e membros de instituições agrícolas.

A abertura da programação aconteceu com o seminário Desafios e perspectivas da legalização da casa de farinha artesanal, realizado no auditório da direção da EAJ/UFRN. O seminário contou com a palestra Modernização das casas de farinha, ministrada pelo analista técnico do Sebrae/RN, Fernando José Medeiros, e a palestra Legislação sanitária para unidades processadoras de mandioca no RN, com a fiscal sanitária da Subcoordenadoria da Vigilância Sanitária (SUVISA/RN), Maria Célia.

Ainda no seminário, Robson Gonçalves, representante da indústria produtora de goma e derivados da mandioca, Delícia Potiguar, realizou a palestra Certificação para exportação de goma de mandioca orgânica. Para encerrar o primeiro dia do evento, foi promovida a palestra APL da mandioca e proposta de certificação sanitária e ambiental para unidades processadoras da mandioca no estado da Paraíba, com Adelaido Araújo, do Plano de Desenvolvimento do APL da Mandioca da Prefeitura Municipal de Mari.

O evento ainda promove amanhã, 23, na EAJ/UFRN, o workshop Inovações agroindustriais no aproveitamento e processamento da mandioca. Já na quarta, 24, o encerramento do Circuito promove Dia de Campo no Sítio Pororocas, no município de Boa Saúde.

Programação

23 de abril

8h – Abertura

9h – Palestra: Diversificação no processamento de mandioca de mesa no Oeste Potiguar – Victor Medeiros (representante do Macaxeira do Sertão)

10h – Palestra: Agroindústria familiar processadora de produtos a base de mandioca – Camila Oliveira (representante da Produtos Sabor da Terra)

10h – Palestra: Mandioca como matéria prima para produção de cerveja – Elisa Urbano (representante da Ambev)

24 de abril

8h – Abertura e circuito pelos estandes das empresas parceiras

8h45 – Palestra: Pulverização com drones – Paulo Eduardo Barreto (representante da TANTOAGRO)

9h30 – Palestra: Máquinas e implementos na cultura da mandioca – Murilo Ferreira e Moady Vieira (Senar RN)

10h15 – Palestra: Uso de herbicidas pré emergentes e adjuvantes no controle as plantas daninhas na fase inicial – Murilo Ferreira (Senar RN) e Eduardo Santos (representante do Grupo Inquima)

11h – Visita técnica às áreas de cultivo – Murilo Ferreira (Senar RN) e Cláudio Xavier (produtor)

11h30 – Encerramento e circuito pelos estandes das empresas parceiras