No próximo dia 13 de abril, às 18h, o Auditório Onofre Lopes da Escola de Música (EMUFRN) será palco de umas das apresentações da turnê brasileira do grupo português Quarteto Lopes-Graça e do violonista Yuri Marchese. A EMUFRN também sediará masterclasses desenvolvidas pelos músicos. As aulas acontecem no dia 14, a partir das 9h30. Os eventos de extensão são gratuitos e abertos ao público, necessitando de inscrição prévia pelo Sigaa apenas para o segundo dia.
Celebrando 20 anos de dedicação à música erudita, o Quarteto Lopes-Graça está realizando recitais por todo o país. A apresentação na EMUFRN é a penúltima da turnê brasileira. Atualmente composto pelos artistas Eliot Walton (violino), Luís Pacheco Cunha (violino), Isabel Pimentel (viola) e Catherine Strynckx (violoncelo), o quarteto de Portugal recebe nessa série de shows Yuri Marchese (violão), músico capixaba.
As masterclasses promovem a troca de saberes e experiências entre público e músicos. A ação é voltada para a comunidade acadêmica da UFRN, especialmente discentes da Escola de Música, e externa. As aulas serão realizadas nos períodos da manhã, das 9h30 às 12h30, e da tarde, das 14h às 17h. Certificados de 8 horas complementares serão disponibilizados aos participantes inscritos que tocarem algum instrumento durante o momento.
Lourenço de Nardin Budó, docente da EMUFRN e responsável pela ação, destaca que a interação com os músicos é uma oportunidade preciosa, principalmente para estudantes de música, de ter contato direto com instrumentistas de alto nível. “Os estudantes vão sair dessa experiência muito inspirados”, enfatiza.
Para participar das masterclasses e ter direito ao certificado de horas complementares, basta se inscrever pelo Sigaa, indicando preferência do instrumento e do músico que conduzirá a atividade. No entanto, Lourenço de Nardin Budó ressalta a possibilidade de interessados participarem das aulas como ouvintes, sem a necessidade de inscrição.
Sobre Fernando Lopes-Graça
A discografia do grupo conta com gravações de obras de Fernando Lopes-Graça, compositor português referência no cenário musical europeu. O grupo leva o nome do maestro, pianista, teórico e crítico de arte, que possui grande relevância na história da música erudita de Portugal, sendo considerado um dos mais importantes compositores e musicólogos do país no século XX. Entre as principais obras estão Sinfonia em lá menor, Variações para piano e Cantos e danças. Seu trabalho também foi muito influente na preservação e no arranjo de músicas populares portuguesas.