Na manhã de quarta-feira (5), às 10h52 (11h52 no horário de Brasília), a espaçonave Starliner Calypso da Boeing realizou o seu primeiro voo tripulado, após muitos adiamentos. Impulsionado pelo foguete Atlas V, da ULA (United Launch Alliance), o veículo levou à Estação Espacial Internacional (ISS) os astronautas Barry Wilmore e Sunita Williams, da NASA.
A Boeing vem trabalhando no projeto CST-100 Starliner desde 2010, quando a empresa foi selecionada, junto com a SpaceX, para o programa Commercial Crew Development (CCDev). O objetivo era desenvolver cápsulas tripuladas capazes de transportar astronautas para a ISS. No entanto, o projeto da gigante de Arlington sofreu vários atrasos e desafios técnicos.
A chegada da Starliner à ISS está marcada para esta quinta-feira (6) às 12h15 (13h15 em Brasília), e pode ser acompanhada ao vivo no site da NASA.
A cápsula, Wilmore e Williams, ficarão no laboratório orbital por uma semana, e depois retornarão à Terra para encerrar a missão. Se tudo correr bem, a Starliner estará finalmente certificada para realizar missões tripuladas de ida e volta à ISS, como é feito pela SpaceX desde maio de 2020.
Fonte: TecMundo