A companhia de dança contemporânea Giradança apresenta nos dias 23 e 24 de fevereiro o espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver”, uma experiência estética que pode ser vista no Espaço Cultural Gira Dança. As sessões contam com intérpretes de Libras e acontecem às 20h. Com distribuição gratuita, os ingressos podem ser reservados através da plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca).
O espetáculo traz um elenco formado pelos bailarinos, com e sem deficiência, Álvaro Dantas, Jânia Santos, Joselma Soar, Ana Vieira, Marconi Araújo, Wilson Macário e Francisca Angélica, e tem como linguagem cênica a improvisação.
A sua primeira montagem foi em 2015, com remontagem no ano de 2019, sempre trabalhando a atualização da coreografia de acordo com perspectivas do dia a dia dos bailarinos, sem ter como objetivo a representação na dança. Assim, de acordo com o diretor de coreografia, Alexandre Américo, a peça questiona como esses corpos se organizam em bando para dar conta da vida cotidiana.
“Em Bando, o público vai encontrar uma peça de improvisação, a partir de situações coreográficas, com a pretensão de se distanciar da ideia de que a dança é movida por passos de dança e que tende a ser um acontecimento cênico. Então, o que a gente está em busca são corpos atentos, vivos e que se relacionam”, explica Alexandre Américo.
Com direção coreográfica de Alexandre Américo e direção artística de Álvaro Dantas e Ana Vieira, a apresentação de “Bando” é uma das primeiras atividades do ano do projeto do Giradança fomentado pelo Programa Funarte de Ações Continuadas 2023 com ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos da companhia. O projeto “Giradança 2024” será executado em três etapas: manutenção da estrutura artística, remontagem de espetáculos e pesquisa, intercâmbio e criação interna e para o público externo.
O espetáculo “Bando: dança que ninguém quer ver” está sendo realizado com patrocínio da Lei de incentivo à cultura, Banco Itaú, Ministério da Cultura e Governo Federal.
GIRADANÇA Giradança é uma companhia de dança contemporânea formada por bailarinos com e sem deficiência que tem como proposta artística ampliar o universo da dança através de uma linguagem própria, voltada para o conceito do corpo como ferramenta de experiências. Em 19 anos de atuação, a Companhia Potiguar Giradança já criou cerca de 15 espetáculos, pôde apresentar em mais de 60 municípios brasileiros, em 15 estados, e também realizou apresentações/temporadas em Berlim, Bremerhaven e Karlshure na Alemanha, Coimbra em Portugal – dentro da programação do Ano Brasil em Portugal, San José na Costa Rica e Assunção no Paraguai.
SERVIÇO
Bando: dança que ninguém quer ver
(Classificação 14 anos)
Dias: 23 e 24 de fevereiro
Horário: 20h
Onde: Espaço Cultural Gira Dança (R. Frei Miguelinho, 100 – Ribeira, Natal)
Entrada gratuita – Para retirar os ingressos acesse: https://www.sympla.com.br/produtor/giradanca