Este novo mapa infravermelho da Via Láctea é o mais detalhado até hoje

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgaram, nesta quinta-feira (26), um gigantesco mapa infravermelho que contém mais de 1,5 bilhão de corpos celestes da Via Láctea. O material, considerado pela organização como o mais detalhado já produzido até hoje, foi construído a partir de 200 mil imagens capturadas das regiões centrais da nossa galáxia.

Em comunicado, o ESO indica que, ao todo, o mapa possui cerca de 500 terabytes de dados, coletados ao longo de 13 anos pelo telescópio VISTA (Visible and Infrared Survey Telescope for Astronomy). “Fizemos tantas descobertas que mudamos para sempre a visão da nossa galáxia”, indica Dante Minniti, astrofísico da Universidade Andrés Bello, no Chile, que liderou o projeto, em comunicado.

Para atingir uma alta qualidade de imagem e investigar o maior campo possível do céu, a equipe usou a câmera infravermelha VIRCAM do VISTA, que é capaz de observar através da poeira e do gás que permeiam a galáxia. Seu conteúdo pode ser acessado pelo portal da organização de forma livre e gratuita.

Além do mapa, a conclusão da pesquisa rendeu ainda a publicação de um artigo sobre os resultados observados na revista Astronomy & Astrophysics, que tem como principal autor o brasileiro Roberto Saito, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Este projeto foi um esforço monumental, que só se tornou possível porque tínhamos uma grande equipe ao nosso redor”.

Fonte: Revista Galileu