Entre 2021 e 2023, pesquisadores detectaram uma estrutura soterrada e anomalias próximas às Pirâmides de Gizé, no Egito. A estrutura no formato da letra L, localizada no Cemitério Ocidental, foi encontrada por meio de um radar de penetração no solo (GPR) e tomografia de resistividade elétrica (ERT). O estudo sobre a descoberta foi publicado em 5 de maio no periódico Archaeological Prospection.
A descoberta foi realizada por uma equipe formada por arqueólogos da Universidade Internacional de Higashi Nippon, da Universidade de Tohoku e do Instituto Nacional de Pesquisa de Astronomia e Geofísica (NRIAG). Eles encontraram uma construção em formato de L, de 10 por 10 metros, uma combinação de uma forma rasa conectada a uma estrutura mais profunda, encontrada com o GPR.
“Os dados mostram anomalias claras que podem ser atribuídas a uma potencialidade arqueológica [pontos de contorno de alta resistividade] na região pesquisada. As características mostraram uma extensão adicional entre 3 e 5 metros a mais do que a profundidade examinada pela pesquisa de GPR. Concluímos a partir desses resultados que a estrutura causadora das anomalias poderia ser de paredes verticais de calcário ou poços levando a uma estrutura de túmulo”, diz a pesquisa.
Fonte: Revista Galileu