Estudante de Medicina da UFRN analisa óbitos por suicídio no estado

Examinar dados sobre mortes por suicídio registrados no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no período de 2019 a 2021. Esse foi o objetivo do estudo Análise do Perfil de Óbitos por Suicídio no RN, elaborado por Fernando Alencar, aluno do curso de Medicina, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN). O trabalho foi apresentado no 40º Congresso Brasileiro de Psiquiatria, que ocorreu, de 18 a 21 de outubro, em Salvador, BA.

O estudo analisou os óbitos que foram causados por lesões autoprovocadas intencionalmente. O trabalho considerou variáveis, como o sexo, a faixa etária, a raça/cor e a escolaridade. A análise dos dados revelou que, nesse intervalo de tempo, ocorreram 643 óbitos por suicídio no estado. Houve aumento de cerca de 15% no ano de 2020 em relação a 2019. Também foi verificado um crescimento de 8% de casos em 2021 em relação a 2020.

Segundo Fernando Alencar, a elevação nos casos de óbitos por suicídio entre 2020 e 2021 ocorreu dentro do período da pandemia de covid-19. “Outro dado que destaco é a alta prevalência de óbitos por suicídio na população parda com 73%, e na população masculina, com 82%”, afirmou.

A partir dos resultados obtidos, a pesquisa evidencia a necessidades de políticas públicas de saúde voltadas para o combate ao suicídio nos grupos mais vulneráveis. Também é ressaltada a necessidade de capacitação dos profissionais de saúde, no sentido de aprimorar o preenchimento e o registro das notificações no SIM.

Fonte: UFRN