Estudo aponta identidade do misterioso gigante de Cerne Abbas, na Inglaterra

O Gigante de Cerne Abbas é uma figura de 66 metros de altura gravada em giz no chão de uma colina do condado de Dorset, na Inglaterra. A representação tem o formato inusitado de um homem nu com o órgão genital à mostra, e sua identidade sempre permaneceu um mistério. Seria a figura um deus celta, algum tipo de símbolo antigo de fertilidade ou, talvez, uma sátira mais recente de Oliver Cromwell?

Especialistas da Universidade de Oxford, da Inglaterra, concluíram em um estudo publicado em 1º de janeiro na revista Speculum que, na verdade, o gigante deveria representar o semi-deus grego Hércules.

A ideia era usar a figura desinibida de Hércules para marcar um ponto de reunião para os exércitos da Saxônia Ocidental em um momento em que Dorset estava sendo atacado por exércitos vikings. Porém, posteriormente, o desenho foi reinterpretado pelos monges de Cerne Abbas como o santo Eadwold.

Pesquisas feitas entre 2020 e 2021 pelo arqueólogo Martin Papworth para o National Trust do Reino Unido mostraram que, ao contrário do que se imaginava até então, a figura não datava da pré-história e tampouco era uma sátira feita em tempos recentes. O especialista concluiu que o homem gigante havia sido desenhado no período anglo-saxão.

Já o novo estudo da Universidade de Oxford, que foi conduzido pelos acadêmicos Helen Gittos e Tom Morcom, aprofundou a compreensão do Gigante de Cerne Abbas ao investigar por que a figura de giz foi esculpida na encosta do que agora é uma pacata vila em Dorset.

“Ficou claro que o Gigante de Cerne Abbas é apenas o mais visível de todo um conjunto de características da Idade Média inicial na paisagem”, diz Gittos, professora associada em história da Idade Média, em comunicado.

Fonte: Revista GALILEU