Estudo defende a hipótese de que a Terra já teve anéis, assim como Saturno

Desafiando a compreensão mais aceita da história antiga da Terra, pesquisadores encontraram evidências de que o planeta pode já ter contado com um sistema de anéis, assim como o de Saturno. Segundo a equipe da Universidade Monash, da Austrália, a estrutura teria se formado há cerca de 466 milhões de anos, em um período intenso de bombardeio de meteoritos, conhecido como “pico de impacto do Ordoviciano”.

A hipótese surgiu enquanto os cientistas tentavam reconstruir as placas tectônicas do período Ordoviciano por meio da observação das posições de 21 crateras de meteoritos. O projeto consta em um artigo publicado na última quinta-feira (12), na revista científica Earth and Planetary Science Letters.

Identificou-se que todas as crateras do período estão localizadas a 30° da Linha do Equador, enquanto mais de 70% da crosta continental permanecia intacta. Isso revela um padrão de queda anormal, quando comparado àquele observado em outros momentos da história terrestre ou mesmo em outros astros, como na Lua ou em Marte.

Fonte: Revista Galileu