Estudo revela técnica que pode localizar aviões como o Malaysia Airlines 370

Um novo estudo mostra que microfones subaquáticos, conhecidos como hidrofones, podem ajudar a desvendar o local de descanso final de aviões que caíram em mar aberto, como o Malaysia Airlines MH370. A pesquisa foi publicada em 02 de maio na revista Scientific Reports.

O professor da Escola de Matemática da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Usama Kadri, que conduziu o estudo, analisou mais de 100 horas de dados referentes a 10 acidentes históricos de aeronaves e um desaparecimento de submarino, capturados por hidrofones.

“Nossa análise mostra que sinais claros de pressão de acidentes de aeronaves anteriores foram detectados em hidrofones, mesmo em distâncias superiores a 3.000 km”, afirma Kadri, em comunicado.

Um caso em destaque nas investigações foi o avião MH370, há uma década desaparecido. O estudo oferece recomendações para aprofundar a investigação sobre a última localização conhecida da aeronave e estabelece uma estrutura para lidar com incidentes semelhantes no futuro.

O avião da Malaysia Airlines desapareceu com 239 pessoas a bordo em 8 de março de 2014 durante um voo partindo de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim, na China. Até agora, a localização da aeronave ainda permanece desconhecida.

Entretanto, a tecnologia hidroacústica pode ser uma ferramenta valiosa para futuras buscas. A pesquisa analisou dados de hidrofones da etapa final do voo no sul do Oceano Índico, procurando sinais perto do 7º arco, conforme as recomendações oficiais de busca.

“No caso do MH370, investigações oficiais concluíram que a aeronave deve ter caído perto do 7º arco – o ponto em que ocorreu a última comunicação entre o avião e a INMARSAT (International Maritime Satellite Organization)”, explica o professor.

Fonte: Revista Galileu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial