Estudo subaquático encontra 10 naufrágios ao redor da ilha grega de Kasos

Kasos é uma ilha grega remota localizada no mar Egeu, sendo caracterizada pela tradição de atividades marítimas e navais. Essa área foi alvo de estudos nos últimos quatro anos, de 2019 a 2023. Nesta quarta-feira (13), pesquisadores divulgaram suas descobertas: foram encontrados 10 naufrágios e cerca de 100 itens arqueológicos.

“Nós coletamos basicamente dados como peças de um mosaico para construir um mapa arqueológico subaquático”, explica, em vídeo, Dionysis Evangelistis, arqueólogo marinho e diretor do Projeto Kasos. Um dos objetivos do trabalho consistia em analisar a atividade comercial que ocorreu na região no passado.

A equipe investigou 59,6 km da costa de Kasos, realizando 220 mergulhos no total e chegando a profundidades entre 20 e 47 metros.

Projeto Kasos

Os 10 naufrágios encontrados durante os mergulhos são de épocas diferentes. O mais antigo é da pré-história (especificamente, de 3.000 a.C.), enquanto o mais recente é da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os demais estão associados aos períodos helenístico, romano, bizantino, otomano e medieval, conforme comunicado do Ministério da Cultura da Grécia. Tais navios continham cargas da Espanha, da Itália, da África e da costa da Ásia Menor.

Fonte: Revista Galileu