Um estudo publicado no começo deste mês sugere que as pessoas precisam ter uma nova preocupação com ferramentas de inteligência artificial (IA). Os acadêmicos descobriram que a IA consegue descobrir senhas digitadas através do som do teclado. A ferramenta acertou o que foi digitado em gravações feitas por smartphones com 95% de precisão e 93% em gravações feitas pelo app de videoconferências Zoom.
A pesquisa foi coordenada por cientistas da computação da Universidade de Durham, da Universidade de Surrey e da Royal Holloway University of London. Eles treinaram um modelo de deep learning para verificar se ele aprenderia a diferenciar a sonoridade do teclado, o que aconteceu. Os pesquisadores explicaram ter pressionado cada tecla de um MacBook Pro por 25 vezes seguidas. Usando vários dedos e pressionando com forças e jeitos diferentes, os sons foram gravados em chamadas de vídeo no Zoom e por celular.
No treinamento, o modelo de IA aprendeu a diferenciar cada tecla especificamente, associando um sinal acústico a cada uma. Joshua Harrison, Ehsan Toreini e Maryam Mehrnezhad foram os pesquisadores que conduziram o estudo, apresentado durante o Simpósio Europeu de Segurança e Privacidade 2023.
Fonte: TecMundo