Estudos revelam redução da atividade física entre idosos durante pandemia

Entender o impacto da pandemia de covid-19 sobre o comportamento de movimento entre idosos, incluindo atividade física e sedentarismo. Esse foi o objetivo do estudo que resultou em publicações em duas revistas internacionais de Geriatria e Gerontologia: Experimental Gerontology e Archives of Gerontology and Geriatrics.

Os dois estudos foram realizados por pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho mobilizou professores e estudantes de Iniciação Científica, de mestrado e de doutorado, tanto do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPgEF), quanto de Ciências da Saúde (PPgCSA). Ambos os estudos fazem parte da tese de doutorado de Rodrigo Browne pelo PPgCSA, sob a orientação do professor Eduardo Caldas, do Departamento de Educação Física.

No artigo Initial impact of the covid-19 pandemic on physical activity and sedentary behavior in hypertensive older adults: An accelerometer-based analysis, os pesquisadores demonstraram que os idosos diminuíram o nível de atividade física, principalmente passos diários e atividades leves. Também se verificou o aumento do tempo em comportamento sedentário durante a pandemia.

Veja mais detalhes: UFRN