Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (21/12) o envio adicional de ajuda militar à Ucrânia no valor de 1,85 bilhão de dólares (R$ 9,8 bilhões de reais). O secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que o pacote inclui pela primeira vez os sistemas de defesa aérea Patriot, com alcance maior do que os utilizados pelas forças ucranianas até o momento.
O anúncio veio pouco antes do encontro entre o presidente americano, Joe Biden, e o líder ucraniano Volodimir Zelenski, que realiza sua primeira viagem para o exterior desde o início da invasão russa em seu país, em 26 de fevereiro. Blinken escreveu que os sistemas Patriot são capazes de “interceptar mísseis de cruzeiro, mísseis balísticos de curto alcance e aeronaves em alturas significativamente maiores do que as anteriormente alcançadas” pelos demais sistemas de defesa.
Os EUA darão treinamento aos militares ucranianos no uso desses equipamentos em um país terceiro. Além do Patriot, o pacote de ajuda inclui ainda os sistemas de defesa aérea Nasam, de curto e médio alcance; o Hawk, míssil terra-ar de médio alcance; e os mísseis portáteis Stinger.