EUA dizem ter matado líder do “Estado Islâmico” na Síria

O Comando Central dos Estados Unidos afirmou neste domingo (09/07) ter conduzido um ataque com drones que matou um líder do grupo terrorista “Estado Islâmico” (EI) na Síria.

“Deixamos claro que continuamos comprometidos com a derrota do ISIS em toda a região”, disse o chefe do órgão, general Michael Kurilla, usando outro acrônimo para se referir ao EI. “O ISIS continua sendo uma ameaça, não apenas para a região, mas muito além.”

Na última sexta-feira, drones MQ-9 Reaper voavam em busca do líder jihadista quando foram assediados durante cerca de duas horas por aeronaves russas, informou o Comando Central.

Pouco depois, os mesmos drones atingiram e mataram Usamah al-Muhajir, que andava de moto na região de Aleppo, relatou, por sua vez, um oficial da Defesa americana sob condição de anonimato.

A fonte afirmou que Muhajir estava no noroeste da Síria no momento do ataque, mas que ele geralmente operava no leste do país.

Não ficou imediatamente claro como os militares americanos confirmaram que a pessoa morta era Muhajir. Não foram fornecidos mais detalhes.

Em comunicado neste domingo, o Comando Central americano disse não haver indicações de que civis foram mortos no ataque, mas que analisa relatos de civis feridos.

Fonte: DW Brasil