EUA e China vão reduzir tarifas recíprocas por 90 dias

Os Estados Unidos e a China anunciaram nesta segunda-feira (12/05) um acordo para reduzir as tarifas recíprocas de importação por um prazo de 90 dias. Autoridades dos dois países se reuniram neste fim de semana em Genebra para tentar trazer alívio à guerra comercial deflagrada pelas tarifas de importação impostas pelo governo do presidente dos EUA, Donald Trump. As medidas geraram fortes tensões na economia global e abalaram mercados financeiros mundo afora.

Nesta segunda-feira, o Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou em Genebra que os dois lados chegaram a um acordo para uma pausa de 90 dias e uma redução nas tarifas recíprocas em 115%. Dessa forma, as tarifas dos EUA contra a China devem permanecer em 30% nos próximos 90 dias. Já as da China contra os EUA, em 10%.

Trata-se de uma redução significativa nas tensões comerciais que se agravaram nas últimas semanas. Os EUA haviam aumentado os tributos sobre os produtos chineses para 145% – incluindo uma tarifa punitiva de 20% adicionada para combater as importações de fentanil para os EUA. Pequim retaliou com a imposição de tarifas de 125% sobre as importações americanas.

Fonte: DW Brasil