EUA farão novo teste com míssil que atinge até 10 mil km

O Exército dos Estados Unidos anunciou que fará um novo teste com míssil balístico intercontinental. A simulação com o Minuteman-3 está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (07), na segunda vez em menos de um mês que o país testará a arma não municiada. O anúncio foi feito na terça-feira pelo general do Exército americano e porta-voz do Pentágono, Pat Ryder: “Haverá um teste operacional de um míssil balístico intercontinental Minuteman-3 a partir da Base da Força Aérea de Vandenberg, na Califórnia, na manhã de 7 de setembro”.

Ryder também afirmou que o teste, considerado “rotineiro”, já estava programado há bastante tempo, e que os EUA informaram com antecedêndia a Rússia e outros países sobre o lançamento. O objetivo, segundo o Pentágono, “é demonstrar a prontidão das forças nucleares dos EUA e proporcionar confiança na segurança e eficácia da dissuasão nuclear do país”, declarou o porta-voz a jornalistas.

O primeiro teste com o míssil Minuteman-3 ocorreu em 16 de agosto, com pelo menos duas semanas de atraso, segundo as autoridades americanas. O adiamento teria ocorrido para evitar o aumento das tensões com a China. Nas semanas anteriores, o regime chinês havia realizado uma série de manobras militares ao redor de Taiwan, que mantém relações próximas com os EUA.

Fonte: DW Brasil