A Secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo, começou uma campanha para tentar aproximar empresas da Intel. A ideia do governo é sugerir que companhias de tecnologia passem a encomendar chips das fábricas da marca.
De acordo com a CNBC, Raimondo fez nos últimos dias uma reunião com o CEO da Intel, Pat Gelsinger. O executivo teria reclamado da “frustração” gerada pela preferência de marcas pelas encomendas de semicondutores das empresas taiwanesas, em especial a líder TSMC.
Em seguida, ela marcou encontros com investidores de empresas norte-americanas de peso, como a Apple, ou com braços fortes no país, caso da Nvidia. O objetivo foi reforçar o pedido de Gelsinger e promover as vantagens de usar a estrutura da Intel em vez das concorrentes estrangeiras.
O governo dos EUA está há alguns anos tentando estabelecer o setor nacional de fabricação de chips para outros clientes (segmento chamado de Foundry nas empresas) nacionalmente. O argumento é de que as plantas são capazes inclusive de fornecer processadores prontos para uso otimizado em data centers ou equipamentos que trabalham com inteligência artificial (IA).
Fonte: TecMundo