Europa se prepara para segunda onda do coronavírus

O temor de que uma série de surtos possa gerar uma segunda onda de infecções na Europa, onde a pandemia estava sendo mantida relativamente sob controle, levou países a reimporem algumas restrições de movimentação. A pandemia levou a União Europeia à maior crise de sua história, e os países estão enfrentando dificuldades neste verão para encontrar o balanço entre liberar o turismo, vital para a economia em várias regiões, e evitar novos surtos de covid-19.

A Espanha, por exemplo, país que já pagou um alto custo em vidas e prejuízos econômicos durante a pandemia, sofreu um novo revés: a operadora de turismo TUI cancelou todos os voos até 9 de agosto com destino a cidades espanholas. A decisão foi uma reação ao anúncio do governo britânico, no fim de semana, de exigir que os viajantes que retornem da Espanha se submetam a duas semanas de quarentena obrigatória. Há um temor na Europa de que a Espanha esteja mergulhando numa nova epidemia.

“Já houve cancelamentos e espera-se mais”, disse Emilio Gallego, secretário-geral da associação de hotéis da Espanha. “Ninguém virá aqui para uma semana de férias e depois passará 14 dias trancado em casa”. Na segunda-feira, o governador da Catalunha – uma das áreas da Espanha mais atingidas pelo ressurgimento do coronavírus – disse que a situação já é semelhante à anterior ao confinamento nacional decretado em março.

Fonte: DW Brasil