Evento internacional sobre vacina contra a tuberculose acontece no Rio de Janeiro

Brasil sedia, entre terça (8) e quinta-feira (10), o maior evento mundial sobre vacina contra tuberculose. O 7º Fórum Global de Vacinas em Tuberculose, no Rio de Janeiro, vai reunir representantes nacionais e internacionais para compartilhar as pesquisas mais recentes e fomentar o desenvolvimento de novas vacinas para prevenir a doença. O encontro também a vai abordar os desafios para o acesso aos benefícios das tecnologias em saúde, os avanços nas áreas de bioinformática epidemiologia e ciências sociais, e o engajamento da sociedade civil na discussão das necessidades das pessoas e comunidades afetadas pela doença.

Com o tema “Impulsionando a inovação desde a descoberta até o acesso”, é a primeira vez que o evento ocorre nas Américas. Os anfitriões são o Ministério da Saúde e a Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (Rede-TB). A organização é da Stop TB Partnership Working Group on New TB Vaccines (WGNV), com a colaboração da International Aids Vaccine Initiative (Iavi) e da Tuberculosis Vaccine Initiative (TBVI).

Pelo programa Brasil Saudável, o país tem como meta eliminar a tuberculose e outras 10 doenças e 5 infecções como problema de saúde pública até 2030. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece prevenção, diagnóstico e tratamento gratuitos para tuberculose, além da vacina BCG, que protege crianças contra formas graves da doença.

“As políticas públicas de saúde do Brasil são referência para o mundo. E neste ano, durante nossa presidência do G20, estamos destacando temas relevantes como desenvolvimento científico e tecnológico na resposta à tuberculose e às mudanças climáticas”, afirma a Secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel, que representa a ministra da Saúde, Nísia Trindade, no Fórum. Vale lembrar que Nísia participa do Conselho Acelerador de Vacinas da Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS).