Exercício físico após tomar a vacina contra a covid-19 aumenta a imunidade, diz cientistas

Exercício físico de intensidade leve a moderada, durante 90 minutos, diretamente após a vacina contra a Covid-19 pode fornecer um impulso imunológico extra, garantiram pesquisadores da Iowa State University, nos Estados Unidos, num estudo recém-publicado. Os diversos participantes foram colocados numa bicicleta ergométrica ou fizeram uma caminhada rápida por uma hora e meia depois de receber a injeção, o que fez produzir mais anticorpos nas quatro semanas seguintes em comparação com os participantes que se sentaram ou continuaram a sua rotina diária. Foram registados os mesmos resultados em testes realizados em ratos de laboratório em esteiras.

Os anticorpos são, essencialmente, a linha de defesa do corpo contra vírus, bactérias, fungos ou parasitas. As vacinas ajudam o sistema imunológico a aprender a identificar algo estranho e a responder com o reforço das defesas do corpo, incluindo um aumento de anticorpos. “Os nossos resultados preliminares são os primeiros a demonstrar que uma quantidade específica de exercício pode aumentar a resposta de anticorpos do corpo à vacina Pfizer e duas vacinas para a influenza”, garantiu a professora de cinesiologia Marian Kohut, principal autora do estudo publicado na revista científica ‘Brain, Behavior, and Immunity’.

Os pesquisadores disseram que as descobertas podem beneficiar diretamente as pessoas com uma variedade de níveis de condicionamento físico – quase metade dos participantes tinham um IMC (índice de massa corporal) na categoria sobrepeso ou obesidade. No estudo, os pesquisadores também testaram se os participantes poderiam obter o mesmo aumento de anticorpos com apenas 45 minutos de exercício mas as conclusões apontam que um treino mais curto não aumentou os níveis de anticorpos dos participantes.

Fonte: Isto É Dinheiro