O Centro Internacional de Negócios do Sistema FIERN (CIN-FIERN) divulgou nesta quinta-feira (7), os números do comércio exterior relativos ao primeiro semestre de 2022. De acordo com o CIN, as exportações do RN no acumulado dos primeiros seis meses deste ano subiram 122,6% em relação ao mesmo período de 2021. Óleo diesel (fuel oil), melões, peixes, tecidos de algodão, melancias e sal foram os produtos com maiores valores exportados no período respectivamente, aponta o relatório do CIN.
O responsável técnico pelo Centro Internacional de Negócios, Luiz Henrique Moreira Guedes, destaca que com aumento de 274,8% nesse período, o óleo diesel ganha mais representatividade percentual na pauta com 58,6% do total exportado.
“Excluindo seu valor do total, o crescimento dos demais produtos foi de 41,5%, percentual muito positivo para as exportações regulares ou tradicionais da pauta do RN”, explica.
Os dados apontam ainda que Singapura, destino do óleo diesel, representa 58,6% dos destinos das exportações do RN, seguido de Estados Unidos, destino de peixes, produtos animais impróprios para alimentação humana e sal. Holanda, Espanha e Reino Unido, são os principais destinos das frutas do estado.
Segundo o relatório, a China é origem de 45,9% do total importado, predominando os equipamentos de geração de energia eólica e solar; seguida de Argentina, tradicional fornecedora de trigo, seu principal produto exportado para o RN, Estados Unidos, Espanha e Uruguai.
Clique abaixo para conferir a íntegra do relatório do CIN FIERN: