As exportações do Rio Grande do Norte chegaram a 312 milhões de dólares no acumulado entre janeiro e abril deste ano, o que representa um crescimento de 67,3%, em relação ao mesmo período de 2023. Em abril de 2024, com 85,9 milhões de dólares de vendas externas, o aumento ficou em 97%, em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Os números integram o levantamento sistematizado pelo Observatório da Indústria Mais RN / Centro Internacional de Negócio (CIN) da FIERN, divulgado periodicamente sobre o desempenho das exportações potiguares, A pesquisa é com base nos dados da Comex, sistema de informações do comércio exterior do país, desenvolvido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC)
De acordo com as informações dessa pesquisa do Observatório da Indústria Mais RN/CIN, nesses quatro meses, o principal produto da pauta de exportação do RN, foram os óleos combustíveis, que tiveram crescimento de 257, 4%. Em seguida, com percentuais mais expressivos de aumento nas vendas externas potiguares, no período, ficaram os melões, com ampliação de R$ 17 milhões de dólares na comercialização externa.
Se forem excluídos os números dos óleos combustíveis, que representam cerca de 172 milhões de dólares da pauta exportadora potiguar, o crescimento do mercado externo do RN fica em 1,2% no período.
Os números sistematizados das exportações do RN nos quatros meses e em abril estão disponíveis no arquivo abaixo em PDF: Comex RN – Janeiro a Abril 2024