Exposição de Ulisses Leopoldo será aberta na Fundação José Augusto nesta quinta-feira (5)

A exposição “Flores e Outros”, composta por 29 obras em marchetaria do artista potiguar Ulisses Leopoldo, entra em cartaz nesta nesta quinta-feira (05), às 18h, na Galeria Newton Navarro, sede da Fundação José Augusto, situada à rua Jundiaí, 641, bairro do Tirol, em Natal (RN). O evento conta com apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da FJA.

Dentista por formação, ainda no período universitário Leopoldo começou autodidaticamente a fazer marchetaria, arte que na época lhe era desconhecida até mesmo pelo nome. Formado em 1975, mudou-se para o estado do Rio de Janeiro no ano seguinte, onde veio a conhecer o nome da técnica e ter as primeiras informações sobre essa técnica artística.

De volta a Natal em 1992, Ulisses Leopoldo começou a incrementar seu trabalho e passou a encará-lo de maneira mais constante e profissional. Na capital potiguar, participou de várias coletivas, alguns salões e outras tantas individuais, sempre com ótimos resultados da crítica e grande apoio e aceitação do público.

Desde então, vem aprimorando sua arte, que além do figurativo, sua base, já se aventura nas criações abstratas. “Não tenho absolutamente nenhuma preocupação em me fixar em um determinado estilo, a marchetaria já é o meu estilo e o que me interessa é trabalhar só com as madeiras, combinando seus tons e suas texturas”, explicou o autor de Flores.

O que é marchetaria – É a arte de incrustar, embutir ou aplicar peças de tamanhos variados de materiais diversos e planos (madeiras, metais, pedras, marfim e outros) em superfícies planas, obtendo-se disso figura decorativas ou artísticas também planas.