Facebook vai ficar com quase metade dos ganhos dos desenvolvedores no seu metaverso

A Meta, empresa que controla o Facebook, vai cobrar dos desenvolvedores uma comissão de 47,5% das vendas de ativos e experiências digitais realizadas dentro do Horizon Works, sua plataforma de realidade virtual que dará início ao metaverso da rede social. Assim, o ambiente de metaverso do Facebook ficará com quase metade da receita dos criadores de conteúdo e funcionalidades.

A comissão inclui uma taxa de 30% cobrada para oferecer hardware (ou seja, aplicativos e funcionalidades) no Meta Quest Store, loja virtual para apps, games e devices de realidade virtual. E uma taxa adicional de 17,5% como comissão para a plataforma Horizon, segundo explicou um porta-voz da Meta à agência de notícias Reuters. Na segunda-feira, a empresa anunciou que iria começar os testes de venda de funcionalidades por desenvolvedores no Horizon Worlds e, assim, dar a largada para tornar o seu embrião de metaverso rentável.

O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, tem criticado as taxas de 30% das lojas de aplicativos da Apple, mas a última medida da Meta de cobrar dos criadores quase metade de suas vendas em sua própria plataforma irritou muitos deles.