FACISA encerra realização de testes covid-19 nesta sexta-feira, 02

O Laboratório de Análises Moleculares Avançadas (AMALab) da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA/UFRN) encerra, nesta sexta-feira, 2, as atividades de realização de diagnóstico molecular do vírus da covid-19. A partir de então, o laboratório não receberá mais amostras para realização dos exames.

O AMALab realizou mais de 11 mil exames de diagnóstico molecular para o vírus Sars-CoV-2, pelo método de Real Time PCR (RT- qPCR), superando a meta acordada de 10 mil testes. Isso aconteceu graças à colaboração, por meio da concessão de insumos, do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN) e do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN).

Esses testes são destinados a usuários e profissionais de saúde de unidades da rede pública pertencentes aos 21 municípios que constituem a V Região de Saúde (V URSAP) e de municípios que são assistidos pelo Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), totalizando, atualmente, cerca de 80 municípios beneficiados.

Os recursos necessários à realização desses exames foram provenientes de insumos extraordinários ao orçamento anual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) do exercício de 2020, oriundos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) do RN, com o compromisso de serem realizados dez mil exames. Atualmente, não há previsão orçamentária da universidade para continuação das atividades laboratoriais de diagnóstico.

Apesar da expressa manifestação de interesse e reconhecimento da contribuição do AMALab para a regionalização da saúde do estado por parte dos parceiros estaduais e municipais, até o momento, a Facisa não teve respostas dos ofícios que garantem a viabilidade da continuidade dos serviços prestados. Além disso, com o retorno gradual das atividades acadêmicas, tem sido cada vez mais difícil completar a escala mínima necessária de trabalho para a realização dos exames, uma vez que a maioria dos servidores que faz parte da força-tarefa necessita retomar ao setor de trabalho de origem, desfalcando a equipe.

Com o término da realização dos exames de covid-19, o AMALab reorganiza-se para funcionar como Laboratório Acadêmico Multiusuário de pesquisa na área molecular, conforme previsto no processo de sua criação, aprovado pelo Conselho da FACISA (CONFACIS). A intenção é que a interrupção dos testes seja temporária e que, em breve, seja possível continuar prestando serviços para a sociedade na realização de exames moleculares.