Facisa promove vacinação contra febre amarela nesta quinta-feira, 9

A Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), por meio do Setor de Saúde e da Clínica Escola de Enfermagem, estará promovendo a vacinação contra febre amarela nesta quinta-feira, 9 de março. A imunização acontecerá no anexo do Laboratório de Semiologia da Instituição, nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e da tarde, das 13h às 16h. Aos que desejam ser vacinados, é necessário comparecer ao local com o cartão de vacinação, além do cartão do SUS. A vacinação é destinada exclusivamente à comunidade interna da Facisa.

A realização tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz, fornecedora das vacinas. Ilisdayne Thallita, enfermeira da Clínica Escola de Enfermagem da Facisa, explica que a vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), o esquema vacinal é de apenas uma dose durante toda a vida, no entanto, a pessoa que recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade está indicada à dose de reforço, independentemente da idade que tiver.

“A ação é importante, uma vez que motiva a comunidade interna a tomar a vacina, a qual se apresenta como a medida mais eficaz de prevenção e controle da febre amarela. É importante ressaltar que a vacina é dose única e, uma vez imunizada, a pessoa já estará protegida”, afirma Ilisdayne Thallita.

A vacina contra a febre amarela é indicada para crianças a partir dos nove meses de vida, quando devem receber uma dose. Já crianças com quatro anos de idade devem ser imunizadas com uma dose de reforço. Pessoas de cinco a 59 anos não vacinadas ou sem comprovante de vacinação devem receber uma dose. Já aqueles que receberam apenas uma dose da vacina antes de completarem 5 anos de idade devem receber uma dose de reforço.

A enfermeira ainda conta que o Setor de Saúde da Facisa está se articulando junto com a Secretaria Municipal de Saúde do município de Santa Cruz para a realização de mais um dia de campanha contra a febre amarela ainda neste mês. Ela também afirma que a Clínica Escola de Enfermagem da Facisa está em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para a realização de parceria para instalação da sala de vacina. “Isso está ainda como possibilidade. Por enquanto ofertamos as vacinas de forma pontual em ações como essa”, esclarece Ilisdayne.