FBI faz buscas na residência de Donald Trump na Flórida

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou que agentes do FBI, o departamento federal de investigação do país, fizeram buscas nesta segunda-feira (08/08) em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, numa operação que chamou de “má conduta judicial”. O Departamento de Justiça dos EUA e o FBI se recusaram a comentar sobre as buscas. Mas Eric Trump, um dos filhos do ex-presidente, disse à emissora Fox News que a operação estava ligada a uma investigação sobre documentos confidenciais que Trump levou da Casa Branca. Fontes familiarizadas com o assunto confirmaram a informação à imprensa americana.

A busca sem precedentes na casa de um ex-presidente dos EUA marca uma escalada significativa no inquérito sobre os documentos confidenciais, que é uma das várias investigações contra Trump ligadas ao período em que ele comandou a Casa Branca ou a seus negócios privados.

Em nota, o ex-presidente afirmou que sua propriedade estava “sendo sitiada, invadida e ocupada”, sem mencionar os motivos das buscas. “Após trabalhar e cooperar com as agências do governo competentes, esse ataque não anunciado à minha casa não era necessário ou apropriado”, disse Trump. “Eles até arrombaram meu cofre!”

Segundo a Fox News, o magnata não estava em seu resort na Flórida no momento da operação. O veículo publicou uma foto que mostrava o ex-presidente saindo da Trump Tower, em Nova York, nesta segunda-feira.

Trump, que se mudou para Mar-a-Lago após deixar a Casa Branca em janeiro de 2021, geralmente passa os verões em seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey, uma vez que o resort normalmente fecha para o verão.

Fonte: DW Brasil