Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar segue programação com atividades formativas e mostra de processos

O Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar segue programação até o dia 10 de novembro com atividades formativas e mostra de processos. O acesso é gratuito. O Festival é uma realização da GODIVA Produções e é idealizado pelo Grupo Interferências de Teatro.

Idealizado em 2020, o festival surgiu inicialmente como uma pesquisa artística pensada para promover o protagonismo dos grupos, artistas e produtores jovens e independentes do teatro local. Sua 1ª edição presencial aconteceu em novembro de 2022 com atividades artísticas e empreendedoras realizadas no Espaço A3, na Ribeira, e atividade formativa realizada no Departamento de Artes da UFRN. Foram quatro dias de atividades com quatro espetáculos teatrais de Natal, além de feirinha criativa, exposição visual e um bate-papo formativo para artistas e grupos jovens.

A produtora do festival, Thayanne Percilla, destaca a relevância das atividades formativas para a comunidade local. “As ações formativas que serão mediadas pelo Grupo Interferências de Teatro ao longo desta semana são de grande importância, pois aproximam o Festival de diversas comunidades de Natal. Elas representam uma maneira de fortalecer os movimentos artísticos já presentes nesses espaços, valorizando os artistas que os habitam e incentivando a circulação teatral na nossa cidade”, afirma.

Oficinas e workshops

Com previsão de envolver mais de 70 artistas e produtores independentes, o festival tem movimentado a cena cultural da região reafirmando o compromisso da GODIVA Produções e Grupo Interferências de Teatro com a valorização do teatro potiguar e com a promoção da diversidade artística.

A programação do quinto dia do festival ocorrerá na Sede do Coletivo A Gente, em Felipe Camarão, onde o Grupo Interferências de Teatro realizará a oficina PROVISÓRIO – um experimento a partir da leitura dramática. A atividade será conduzida por Thayanne Percilla e Rubinho Rodrigues, das 14h às 16h.

Na quarta-feira (06), as ações continuam na mesma sede, com a Ação de Mediação Teatral Muito Para o Leste e Tanto Para o Oeste, também promovida pelo Grupo Interferências de Teatro. A mediação será feita por Valéria Chaves e Jason Gabriel.

Na quinta-feira (07) e sexta-feira (08), o festival chega à zona norte de Natal, com atividades na Escola da UERN – EdUCA. No dia 7, das 14h às 15h, acontece a Ação de Mediação Teatral do Grupo Interferências de Teatro. Já no dia 8, será realizada a oficina “PROVISÓRIO – um experimento a partir da leitura dramática, das 19h às 21h, com Thayanne Percilla e Rubinho Rodrigues.

No dia 9 de novembro (sábado), a Casa Vermelha recebe dois workshops imperdíveis para os interessados nas artes cênicas. Das 9h às 12h, o workshop A Teatralidade do Figurino, ministrado por Heloísa Souza, abordará a importância do figurino no processo teatral e sua relação com a construção de personagens e atmosferas. Já no período da tarde, das 14h às 17h, Henrique Fontes comanda o workshop Dramaturgia Documental, que discutirá as técnicas e desafios de criar obras a partir da realidade e das experiências documentais.

E no dia 10 de novembro (domingo), a programação do festival encerra na Vila de Ponta Negra, com a Mostra de Processo do espetáculo ANAVANTÚ – Um Passo Pra Frente e Dois Pra Trás, do Grupo Rebuliço de Teatro. A apresentação ocorrerá das 16h30 às 17h30, na Praça da Paróquia de São João Batista, e tem entrada livre. A atividade também será acessível em Libras, garantindo a inclusão de todos os públicos.

A 2ª edição do Festival A Cena Jovem do Teatro Potiguar é uma produção da GODIVA Produções com idealização do Grupo Interferências de Teatro. Apoio: Teatro Alberto Maranhão, DonaNá Espaço Festa, Casa Vermelha, mandato da Deputada Estadual Isolda Dantas e mandato da Vereadora Brisa Bracchi. Realização: Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

As atividades da 2ª edição acontecem em parceria com: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e LABMASK – Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras da UFRN, Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN Centro Histórico e Núcleo de Arte – NUARTE Centro Histórico, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN e Educa – Escola de Extensão da UERN, TECESol – Território de Educação, Cultura e Economia Solidária e Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, Coletivo A Gente, Solar Escola de Arte e Conselho Comunitário de Ponta Negra.

PROGRAMAÇÃO – 2ª edição:

DIA 05/11 (TERÇA) – Sede do Coletivo A Gente

Oficina PROVISÓRIO – um experimento a partir da leitura dramática (Grupo Interferências de Teatro)

Horário: 14h às 16h

Local: Praça Santa Paula Frassinetti, Felipe Camarão, Natal/RN

Classificação Indicativa: a partir dos 14 anos

Mediação: Thayanne Percilla e Rubinho Rodrigues

DIA 06/11 (QUARTA) – Sede do Coletivo A Gente

Ação de Mediação Teatral Muito Para o Leste e Tanto Para o Oeste (Grupo Interferências de Teatro)

Horário: 15h às 16h

Local: Praça Santa Paula Frassinetti, Felipe Camarão, Natal/RN

Classificação Indicativa: Livre

Mediação: Valéria Chaves e Jason Gabriel

DIA 07/11 (QUINTA) – Educa-UERN

Ação de Mediação Teatral Muito Para o Leste e Tanto Para o Oeste (Grupo Interferências de Teatro)

Horário: 15h às 16h

Local: Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, Potengi, Natal/RN

Classificação Indicativa: Livre

Mediação: Valéria Chaves e Jason Gabriel

DIA 08/11 (SEXTA) – Educa-UERN

Oficina PROVISÓRIO – um experimento a partir da leitura dramática (Grupo Interferências de Teatro)

Horário: 19h às 21h

Classificação Indicativa: a partir dos 14 anos

Mediação: Thayanne Percilla e Rubinho Rodrigues

DIA 09/11 (SÁBADO) – Casa Vermelha

Workshop A Teatralidade do Figurino, com Heloísa Souza

Horário: 9h às 12h

Workshop de Dramaturgia Documental, com Henrique Fontes

Horário: 14h às 17h

DIA 10/11 (DOMINGO) – Vila de Ponta Negra

Mostra de Processo ANAVANTÚ – um passo pra frente e dois pra trás (Grupo Rebuliço de Teatro)

Horário: 16h30 às 17h30

Local: Praça da Paróquia de São João Batista, Vila de Ponta Negra

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *